As questões ambientais é uma preocupação cada vez mais presente e que não da para ignorar. Apesar de ser impossível fazer uma festa de 15 anos 100% eco-friendly, existe sim,  algumas saídas sustentáveis que podem ser adotadas para o grande dia. Dá uma olhada nas que separamos:

CANUDOS

O primeiro e mais fácil ponto de ser resolvido são os canudos. Eles são os responsáveis por 4% do lixo plástico de todo o mundo, podem levar mais de mil anos para se decompor, causam males imensuráveis à vida marítima e contribuem para o aumento do consumo de petróleo. Para piorar a situação, o tempo de “vida útil” de um canudo plástico é de apenas quatro minutos. Não é à toa que existe uma campanha mundial contra o uso desses “pequenos” vilões. Mas está tudo sob controle, substituí-los é fácil e os de papel são uma graça. Não é todo mundo que gosta por ficarem moles, serem mais caros, coisa e tal.. mas a maioria apoia e acha cool!

FLORES PLANTADAS

( Fotos: Lela Beltrão | Para ver mais desta decoração clique aqui! )

Outra ideia top e super sustentável são as flores plantadas. Ao contrário das flores de corte, elas podem ser reutilizadas em outras festas ou até mesmo replantadas em outros lugares.  Que tal essa decoração no estilo jardim encantado da Samambaia Festas, com projeto floral de Lucia Milan ? Digna de fada moderna, a decór traz muito verde em arranjos soltos, além de flores delicadas como didiscas, cosmos e erva doce.

Nesta outra decoração, aqui assinada por Karin MancusiGuia de Fornecedores KARIN MANCUSI CENOGRAFIADecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, as flores plantadas surgem charmosas em vasinhos. Suculentas, cactos e bruxinhos foram algumas das espécies!

( Foto: Lan Rodrigues | Decoração: Marcelo Bacchin – tem mais fotos desta decoração aqui )

E que tal esta passarela de vidro com flores plantadas que o Marcelo Bacchin montou para esta festa? Amamos!

ESPUMA FLORAL

Apesar de as flores serem de corte, a maneira de montar o arco foi sustentável (e as flores foram doadas para instituições depois do casamento)

espuma floral – muito usada para fazer arranjos e estruturas – é, hoje, considerada uma vilã do meio ambiente. Proveniente do petróleo, ela já passou por reformulações, mas ainda é tóxica e poluente. Apesar disso, continua sendo largamente usada na decoração de eventos, por ser uma maneira prática de hidratar e sustentar os arranjos… Mas existe uma “campanha” entre os principais floristas internacionais para não utilizar mais a espuma floral e, aqui no Brasil, Lucia Milan é uma das profissionais que apoia a ideia. “Para substituir a espuma floral, é possível usar a tela de galinheiro e outros utensílios”, sugere Lucia. Outra boa notícia é que a ausência da espuma floral não restringe as criações dos floristas – existe até um Instagram (@nofloralfoam) que mostra tudo o que é possível fazer! Um dos adeptos foram príncipe Harry e Meghan Markle em seu casamento. O arco de flores elaborado por Philippa Craddock foi construído sobre uma base de madeira com pequenos vasos (reutilizáveis) com água. Likes mil!

LED

( Foto: Rejane Wolff | Decoração: Lais Aguiar – festa completa aqui )

A iluminação é ponto super importante para sua a festa. Mas, claro, é responsável por aumentar os índices de gasto de energia. Que tal uma chuva de LED na pista de dança, como está?

( Fotos: Marcos Mesquita | Decoração: Andrea Saladini – festa completa neste link )

Já nesta outra festa, a decoradora Andrea Saladini apostou não só em uma caixa suspensa de luzinhas de led, como também nas samambaias plantadas. Dupla eco que adoramos!

(Fotos: Ricardo Durand)

Nesta decoração da Miss Sugar, além das orquídeas plantadas que ficaram magníficas, foram usadas lâmpadas de LED na pista e no bar. Opção mara para baixar o gasto de energia e ainda dar um glow na parte mais legal da festa. Para ver mais dessa décor maravilgold, clique aqui!

VELAS SUSTENTÁVEIS

As velas da Klar-Bio são à base de bio-óleos 100% vegetais, não utilizam parafina (que é derivada do petróleo) e não geram fuligem nem fumaça. E como emitem mil vezes menos gases do que as tradicionais, elas também não têm cheiro. Precisa de mais alguma coisa?

E aí, o que acharam? Viram como dá sim para ajudar nosso planeta e ainda ter uma festa incrível?

Ficha Técnica

Profissionais do Guia de Fornecedores CZ

Decoração & Cenografia: KARIN MANCUSI CENOGRAFIAGuia de Fornecedores KARIN MANCUSI CENOGRAFIADecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio