A decoração é sempre uma das partes mais importantes da festa de 15 anos, afinal ela traduz a personalidade da debutante em cada mínimo detalhe. São muitas escolhas e decisões e, pensando em facilitar esse processo tanto para as aniversariantes quanto para os pais, a Dolce Istante Sweet 15 GuideDOLCE ISTANTEDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio une decoração e assessoria em uma mesma empresa, que cuida dos preparativos desde o início e ainda está presente do grande dia!

Para pegar boas dicas para a festa de 15 anos e descobrir quais são as maiores tendências para o próximo ano, nós batemos um papo super legal com Claudia Colonna, que comanda a Dolce Istante Sweet 15 GuideDOLCE ISTANTEDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio. Dá só uma olhada!

– Como tudo começou? Como você entrou para o universo de festas de debutante?

Foi um processo natural e que nos enche de orgulho e emoção! A Dolce Istante Sweet 15 GuideDOLCE ISTANTEDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio nasceu do meu sonho de decorar eventos, transformando-os em momentos inesquecíveis. A princípio, nos especializamos em festas infantis completamente artesanais. Porém, nossas crianças cresceram e com elas nós crescemos também.

Fora isso, como a Dolce Istante Sweet 15 GuideDOLCE ISTANTEDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio sempre fez e faz a assessoria completa de todas as festas infantis, nosso contato com os pais e com as crianças é muito próximo. Cria-se uma a relação muito linda de confiança e é esta relação que faz com que os pais, e as próprias debutantes, nos procurem para que façamos toda a parte de assessoria e decoração das festas de 15 anos também.

(Foto: Constança Rocha)

– O que se destaca no seu estilo de decoração? 

Na verdade a Dolce Istante Sweet 15 GuideDOLCE ISTANTEDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio não tem um padrão de decoração, não seguimos uma mesma linha sempre. O estilo é sempre o foco da nossa cliente debutante, o olhar dela. Não impomos um estilo de festa, entramos no sonho de cada menina, entendemos sua essência e expectativas. É um processo que vai crescendo e tomando vida a cada novo encontro.

(Foto: Constança Rocha)

– Na Dolce Istante Sweet 15 GuideDOLCE ISTANTEDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, decoração e assessoria caminham juntas. Qual a importância desta união?

Para nós, a união entre a assessoria e a decoração é algo fundamental. Quando nos envolvemos de forma completa e direta na organização da festa, passamos a acompanhar as decisões e, mais do que isso, vivenciamos com as debutantes todas as dúvidas e incertezas que surgem e as ajudamos a buscar as soluções. A Dolce Istante Sweet 15 GuideDOLCE ISTANTEDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio participa desde o primeiro encontro, onde damos início ao projeto, até a desmontagem da festa. Faço questão de fazer, pessoalmente, a assessoria completa que inclui inclusive a minha presença como assessora no dia da festa, fazendo acontecer cada pedacinho do projeto que construímos juntas. Essa visão de unir assessoria e decoração nasceu com a Dolce Istante Sweet 15 GuideDOLCE ISTANTEDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio e é nossa marca registrada. É o valor que agregamos à nossa marca e que é percebido pelo cliente como um diferencial.

(Foto: Constança Rocha)

– As festas de 15 anos estão cada vez mais tecnológicas. Como usar a tecnologia da melhor forma na decoração?

A tecnologia está marcando época, mas o mundo está muito tecnológico e a relação humana vem se perdendo, sendo esquecida. Nosso grande desafio é humanizar esta tendência da decoração tecnológica e trazê-la para o universo debutante com a leveza, charme e delicadeza que o mundo dos 15 anos tem. Temos que pensar que a festa de debutante deve refletir o mundo adolescente, envolvido pela tecnologia e harmonizado com o sonho dos pais, que muitas vezes não acompanham este avanço tecnológico. Nossa dica é sempre olhar o foco da nossa cliente, e assim usar a tecnologia como um instrumento que nos permita dar vida e sentido ao sonho.  

(Foto: Foca Foto e Vídeo)

– Nas festas, você faz a setorização (em relação a decoração) entre convidados da debutante e convidados dos pais?

As festas de 15 anos são marcadas pelo conflito da adolescente, que quer somente a presença de seus amigos, com o desejo dos pais de convidarem todos os seus amigos e familiares, mas sempre existe um meio termo. Quando unimos a assessoria e decoração é fácil orientarmos tanto os pais quanto a debutante sobre o percentual de convidados. A maior parte dos convidados é composta por jovens e é necessário elaborar cenários diferenciados, pois são mundos e visões diferentes numa mesma festa.

Existem espaços que possuem dois andares, o que facilita esta divisão. Outros locais não possuem, o que significa que o projeto de decoração deve ficar atento à esta separação. Vale lembrar que a linguagem da festa é a mesma. O que muda são os detalhes da decoração que devem refletir o público para cada um dos cenários. Outra ponto fundamental nesta separação visa o serviço de bebida alcoólica. Quando separamos os ambientes, fica mais fácil a demarcação do espaço onde as bebidas alcoólicas serão servidas, assim como sinalizar quem poderá consumi-las.

(Foto: Constança Rocha)

– A pista de dança é o ponto alto da festa. Do que você mais gosta e o que acha que faz sucesso? 

A pista de dança tem uma simbologia muito especial. É nela que o pai envolve a filha em seus braços e juntos dançam a valsa. Sem dúvida é o momento mais emocionante para eles e mais esperado por todos. É nela também que os convidados se encontram, se soltam e onde as gerações se unem para vibrar numa única energia de felicidade.

(Foto: Foca Foto e Vídeo)

A personalização da pista depende muito do projeto. Algumas são iluminadas, com efeitos tecnológicos, outras são personalizadas com a identidade da festa. Há ainda as pistas com efeitos de materiais sintéticos que mudam de acordo com a iluminação. A meu ver, a pista que faz sucesso é a que mais se adequa à proposta do projeto de decoração, sendo a grande aliada para atrair os convidados para o momento mais divertido e esperado da festa. 

(Foto: Divulgação)

– O que você acha que é uma tendência na decoração de festas de 15 anos? 

Aqui na Dolce Istante Sweet 15 GuideDOLCE ISTANTEDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio somos muito ligadas às tendências europeias. Gostamos de “viajar” pela Europa nesse mundo incrível dos internautas olhando todas as dicas. Para 2020, a tendência são festas mais urbanas e com decorações florais que remetem à natureza. O colorido, simbolizando a vida, é a grande dica. O bolo suspenso também continua com força total, sendo ele um destaque da mesa personalizada.

As cabines de fotos continuam em alta e seus formatos cada vez mais variados são sempre muito disputados. As cabines em formato de espelho ou mesmo as cabines customizadas dentro de kombis, que ficam paradas na porta da festa recebendo os convidados, são as grandes apostas.

(Foto: Constança Rocha)

– Conte sobre algum pedido inusitado que já recebeu. 

Eu estava no início do projeto de decoração da festa da Duda, quando a mãe dela, Adriana, me ligou dizendo que a Duda queria dançar a valsa de preto. “Pode isso?”, ela me perguntou. E eu respondi : “Lógico!” Até hoje tenho guardado em mim o momento em que a Duda despontou no andar de cima usando um vestido maravilhoso, todo preto e bordado em cristais. Sabe quando todos da festa emitem o mesmo som? “Uau!” Ninguém esperava. Foi surpreendente, inusitado, marcante e, sem dúvida, o ponto alto da festa.

– Quais os cuidados na hora de escolher o mobiliário para a festa de 15 anos? 

No cenário dos adultos, os lounges ou mesmo as mesas de jantar devem ser leves e com um toque muito charmoso. Nada de tapetes pesados, cadeiras maciças ou mesas muito detalhadas. A leveza e descontração devem ser sentidos na decoração. Já no espaço dos jovens o mobiliário deve obedecer aos estilo deles, com puffs, mesinhas e banquetinhas bistrô e lounges com poltronas muito confortáveis e muita iluminação com velas. Nada de tapetes pois eles pesam o ambiente dos jovens. Quanto mais clean o mobiliário, mais a decoração se destaca.

(Foto: Divulgação)

– Quais as três dicas que você daria para as debutantes na hora de definir a decoração da festa?

  1. Vejam qual é o seu estilo de festa. Isso é fundamental para que você possa escolher o tema e o local que mais se identifica com este estilo.
  2. Lembre-se que é a partir da paleta de cores que tudo começa. Escolha cores que te representem e mostrem realmente sua personalidade.
  3. A mesa de bolo e doces é o ponto principal da decoração! Todos querem tiras fotos em frente a ela. Usem e abusem de detalhes, principalmente no bolo, para que este cenário fique inesquecível. 

(Foto: Constança Rocha)