15-anos-beleza-destaque

Para quem tem unhas fracas, as unhas em gel parecem a solução perfeita, principalmente para ocasiões especiais, como a festa de 15 anos. Mas, como tudo tem o lado bom e o ruim, é importante saber que o procedimento pode acabar enfraquecendo ainda mais as unhas. Para ajudar você a tomar a melhor decisão, tiramos algumas dúvidas sobre unhas em gel com a dermatologista Vivien Yamada.

COMO FUNCIONAM AS UNHAS EM GEL?

A unha em gel consiste na aplicação de um produto à base de acrilato ou metacrilato sobre a lâmina ungueal (a parte visível da unha), a fim de alongá-la e engrossá-la. Além disse, proporciona também maior durabilidade do esmalte.

COMO É O PROCESSO?

O processo consiste na aplicação de uma espécie de primer e na colocação de tips (a unha postiça). Para finalizar, as unhas são expostas à radiação ultravioleta para a secagem do produto.

AS UNHAS EM GEL TRAZEM PREJUÍZOS ÀS UNHAS VERDADEIRAS?

Elas podem desidratar e enfraquecer a unha, sim, uma vez que o processo faz uso de produtos que podem ressecar a lâmina ungueal e afiná-la pelo excesso de lixamento, procedimento necessário para a aplicação das unhas em gel. Além disso, o material causa a oclusão das unhas, podendo agravar quadros infecciosos, como micoses e infecções por bactérias.

QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES?

Quem tem unhas naturalmente fracas ou infectadas por fungos ou bactérias não deve apostar nas unhas gel. Alérgicas a acrilato, metacrilato ou outros componentes do produto também devem evitar.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO É POSSÍVEL APLICAR AS UNHAS EM GEL?

A cada 15 ou 30 dias.

(Foto: Reprodução)

Veja mais: Os 5 maiores pecados com a pele

E também: Rotina de beleza para cuidar da pele desde cedo