Cílios longos, volumosos e curvados são um dos principais segredos para a maquiagem perfeita. Mas, muitas vezes, é difícil conseguir o efeito, ainda mais de maneira natural. Para quem concorda, uma boa aposta é o alongamento fio a fio“Como os fios sintéticos são colados sobre os cílios naturais, a borda ciliar não fica delineada, como no caso dos postiços. E é isso que garante um resultado natural, explica a dermatologista Vivien Yamada, da Clinica Haute. Se animou? Antes de você apostar no método, tiramos 11 dúvidas sobre o assunto:

– Como funciona o método?

O método consiste na aplicação de um fio sintético sobre cada cílio natural. Os fios são aplicados com cola e a cliente pode escolher o tamanho, a curvatura e espessura deles.

– Como funciona o alongamento de cílios fio a fio?

O método consiste na aplicação com o uso de uma cola,

– Para quais casos o alongamento é indicado?

Para quem quer cílios mais cheios, longos e curvados.

– Quais são as contraindicações do método?

O procedimento não deve ser feito em pessoas com acometimentos oftalmológicos, principalmente por lesão em córnea e conjuntiva – a cola pode entrar em contato com os olhos acidentalmente, agravando o quadro. Pessoas com queda de cabelo relacionada a carências nutricionais, alterações de tireoide ou processos inflamatórios, como alopecia areata, também não devem se submeter ao alongamento, já que o peso do alongamento propicia a queda do fio natural. E, por fim, pessoas que apresentam histórico alérgico a algum componente do material utilizado no procedimento também devem evitar o método.

– Quais são as vantagens do alongamento?

O alongamento fio a fio garante um resultado melhor do que o proporcionado pela máscara de cílios. Em comparação aos cílios postiços, o método oferece um visual mais natural, além de mais durável – média de 40 dias.

– E os contras?

O alongamento exerce maior peso sobre a raiz dos cílios, o que pode acelerar o processo de queda dos fios.

– Quanto tempo antes da festa de 15 anos a debutante deve fazer o alongamento dos cílios?

O procedimento pode ser feito no dia do casamento. Mas o aconselhável é que haja um dia para “descansar” nos novos fios, sem molhá-los.

– Quais cuidados devem ser tomados após o procedimento?

  1. Não molhar os fios no dia da aplicação.
  2. Evitar “trauma” dos cílios – como mergulho, chuveiro direto, esfregar os olhos e “amassar” o rosto no travesseiro.
  3. Vale apostar em produtos que condicionam e fortalecem os fios, auxiliando na manutenção dos cílios.

– Quanto tempo dura o alongamento?

Depende muito dos cuidados para reduzir a queda. Mas, em geral, 45 dias.

– De quanto em quanto tempo é necessário fazer o retoque?

O ideal é retocar a aplicação em 20 ou 30 dias.

– É preciso fazer uma pausa entre um alongamento e outro?

Não necessariamente. Em casos da aceleração da queda dos cílios, é aconselhável fazer uma pausa até a recuperação da densidade dos fios.

(Foto: Reprodução)