mitos-e-verdades-acne-adolescencia

Chocolate dá espinha? Dormir de maquiagem faz mesmo mal para a pele? Com tanta informação por aí, às vezes, é difícil distinguir o que é realmente verdadeiro sobre a acne e os cuidados necessários para controlar a oleosidade do rosto. Depois de nos explicar e dar dicas sobre esse tema, a Dra. Vivien Yamada agora tira todas as nossas dúvidas sobre o assunto, esclarecendo o que é mito e o que é verdade: 

– Lavar o rosto com bucha faz mal para a pele? 

Dependendo do nível de abrasão da bucha e do grau de inflamação da pele (caso já exista alguma lesão causada pela acne), a bucha pode deixar o quadro mais grave. Existem opções como esfoliantes ou escovas elétricas de abrasão leve, que são específicas para a pele do rosto. Mesmo assim, nem toda a pele se beneficia desses produtos.

– Fazer compressas de chá podem ajudar a resolver a acne?

As compressas de chá de camomila gelado contém alfa bisabolol, substância que pode reduzir o processo inflamatório da acne, mas não resolve o problema!

– É permitido passar hidratante na pele oleosa? (Se sim, qual o melhor tipo?)

Sim. É importante inclusive nas peles desidratadas, para que não ocorra um efeito rebote (aumento da oleosidade em consequência da retirada da oleosidade natural da pele). O importante é a escolha do produto, que deve ser não-comedegênico (que causa o fechamento dos poros) e oil free. Sugestão: Hydrating B5, da marca Skinceuticals, e o Acniben Gel Creme, da Isdin.

– Dormir com maquiagem pode causar acne?

Sim! O fechamento dos poros pela maquiagem é um dos mecanismos de formação da acne.

– Pasta de dente ajuda a secar espinhas?

Não. Existem opções secativas apropriadas para as lesões de acne, como os produtos à base de peróxido de benzoila, ácido salicílico e até tratamentos com lâmpadas de LED, que ajudam a reduzir o processo inflamatório. Sugiro o Clindoxyl Control 5%, da marca Stiefel, o Secatriz Lapiseira Secativa, da Dermage, e o Acne Light, da Adcos.

– Comer chocolate aumenta as chances de ter acne?

Não necessariamente. Os alimentos que tiveram comprovação científica na influência sobre o desenvolvimento da acne são: leite (de origem animal) e seus derivados, e uma dieta rica em carboidratos, que causa um aumento da atividade hormonal.

– Tomar pílula anticoncepcional pode interferir?

Sem dúvida, a pílula pode levar à mudança da atividade hormonal, podendo ser usada como tratamento da acne (principalmente as pílulas anticoncepcionais que têm em sua composição alguns antiandrogênicos, como drospirerona ou ciproterona). Mas, em alguns casos, as pílulas podem piorar as lesões. O melhor é conversar com sua dermatologista e ginecologista sobre o assunto!

– Todo adolescente está destinado a ter acne?

Não! A acne se desenvolve a partir de uma tendência genética, e pode ser influenciada por fatores externos, como a alimentação, o uso de maquiagem ou cosméticos comedegênicos (que causam o fechamento dos poros), uso de anabolizantes e medicações à base de corticóide de uso prolongado.

Se você tiver mais alguma dúvida, deixe a sua pergunta nos comentários!

Foto: Reprodução