15-anos-acne

Uma pele bem-cuidada já é meio caminho andado para que a maquiagem fique incrível. Apesar de a maioria de nós nem sempre lembrar de usar todos os produtos recomendados, alguns cuidados são indispensáveis para manter a saúde da pele em dia.

Na adolescência, existe outro fator que pode complicar a situação: a acne! Para saber mais sobre esse assunto, conversamos com a dermatologista Dra. Vivien Yamada, que falou sobre os tipos, o surgimento e deu boas dicas de prevenção:

– O que é acne e como ela surge?

A acne surge frequentemente na puberdade e ocorre por vários fatores. Há uma predisposição genética para esse quadro, assim, se pai e mãe tiveram acne, há 50% de chance de que o filho também tenha. Existe uma tendência ao fechamento dos poros, aumento da atividade das glândulas sebáceas (produtoras do sebo) e à presença de bactérias (Propionibacterium acnes). Alguns fatores podem agravar ou dar origem a um quadro de acne, como o uso de maquiagem ou produtos inadequados ao tipo de pele, medicamentos ou condições que possam elevar a atividade hormonal, como uma alimentação rica em carboidratos ou em leite animal e derivados, além de stress emocional.

– Quantos tipos de acne existem? Quais são eles? 

São cinco tipos de acne:
Acne grau I Comedogênica: principalmente cravos e lesões não inflamadas;
Acne grau II Papulopustulosa: espinhas inflamadas
Acne grau III Nodulocística: Nódulos e e lesões inflamadas;
Acne grau IV Conglobata: Nódulos, fístulas (canais) e lesões inflamadas;
Acne grau V Fulminans: Quadro grave de acne com comprometimento geral do estado, evolução com febre, leucocitose e poliartralgia (dores articulares).

– Por que os jovens de 15 anos costumam ser alvos dessa condição?

Isso acontece principalmente por causa do aumento da atividade hormonal que ocorre na fase da adolescência. A ação dos hormônios sobre as glândulas levam a uma maior produção de sebo que, consequentemente, apresenta tendência à formação da acne.

– Quais cuidados se pode ter para evitar a acne?

Os cuidados diários com a pele podem evitar o aparecimento de acne. A higienização com um sabonete adequado para o seu tipo de pele (seca, oleosa, mista, etc) é fundamental para essa prevenção. Além disso, existem outras opções que podem controlar a oleosidade da pele e a própria acne, como o uso de ativos dermatológicos ou até de ácidos, que são indicados de acordo com estado da pele e para os casos mais graves de acne.

* Continuamos a falar sobre o tema aqui -> Mitos e verdades sobre a acne