ensaio pré-festa de 15 anos é uma delícia! É uma prévia do grande dia, e já deixa a debutante totalmente no clima da celebração. Além disso, as fotos podem ser usadas também em painéis na decoração da festa. O fotógrafo Raphael Ranosi é expert em ensaios de debutantes, e tirou 8 dúvidas sobre o assunto – desde a locação até a quantidade de looks! Olha só:

1. Quando é o momento ideal dos preparativos para fazer o ensaio?
De quatro a sete meses antes da festa. É comum termos que lidar com imprevistos, como o clima ou até mesmo provas escolares. E depois do ensaio, a debutante já pode focar todas as atenções na festa em si!

2. Como é escolhido o local do ensaio?
Primeiro, preciso conhecer a essência da debutante, seus sonhos e hobbies. Só assim consigo visualizá-la no local do ensaio. Posso dizer que a conexão é a base de tudo!

3. É legal convidar as amigas mais próximas para participar do ensaio?
Acredito que o ensaio é um momento só da debutante. Ela precisa ter o momento dela, para se conectar com a própria história. Para a participação dos amigos, criamos um novo produto, o Filme dos amigos. É um dia totalmente diferente para a debutante!! Eu gosto de fazer os dois, mas em dias separados, pois são propostas diferentes. Com eles, é tudo diversão!

4. Como é sua direção de fotografia durante o ensaio?
Eu não penso muito nisso, sou muito intuitivo e mudo a todo instante. Fotografar pra mim é como poesia, uma luz natural ou direcionada, mas tudo composto por momentos e sentimentos!

5. Quais as dicas para as debutantes tímidas?
Elas precisam se conhecer bem e saber o que desejam. Por isso também o local do ensaio é muito importante. Se elas não tiverem uma conexão real com o espaço, não flui!

6. Quantos looks você recomenda que a debutante use no ensaio?
No máximo, cinco.

7. O ensaio deve ter a ver com o tema/decoração da festa?
Não. O ensaio é o momento em que a debutante terá a oportunidade de se expressar livremente, ser ela mesma.

8. Qual é a diferença entre fotografar um ensaio e uma festa?
A diferença está nos momentos, sorrisos e lágrimas, na maneira de expressar o que se vê ou sente.